domingo, abril 27

Restauante japonês

Driblando a ansiedade e a solidão típica das tardes de domingo lá fomos nós, mulheres livres e independentes, comer um japonês. Do cardápio pedimos logo um festival prá cada, já que era prá ser pequeno que fossem muitos! Todo o alfabeto, a nos preencher de gargalhadas amigas. Uma delícia.

PA - amigo
PB - broxado ou brinquedo
PC - canalha ou coelho
PD - desejado
PE - esporádico
PF - familiar
PG -galinha
PH - honesto
PI - impossível
PJ - jeca tatutu (campeão em gargalhadas)
PK - killer
PL - large
PM - ménage
PN - never end
PO - otário
PP - pequeno ou perdido
PQ - quieto
PR - rápido e rasteiro
PS - soneca, sumido ou surreal (a escolher)
PT - torto ou travado
PU - unissex
PV - viagra ou vendido
PW - wellcome
PX - extra large
PY - young
PZ - zen ou zebra

domingo, abril 20

Preconceito sobre a Divulgação Científica da Educação Física

Sim, tudo em maiúsculas para dar a devida importância, ainda que truncada aos olhos dos jornalistas, que seja! Nosso curso não é de Estilo de Redação nem de Jornalismo Científico, é de Divulgação Científica também em letras maiúsculas, pois todos são dignos de importância tanto quanto é a Medicina.

na escrita jornalística evita-se usar letras maiúsculas, dizem os professores preocupados com o estilo jornalístico ao diminuir nossas letras, ainda que tal ato em respeito ao estilo esbarre no preconceito profissional. convém apenas lembrar que o nosso texto já havia sido revisado pelo próprio entrevistado, um dos mais respeitáveis profissionais de educação física do brasil, cuja tese de doutoramento levou à concepção do maior ambiente de divulgação científica da educação física brasileira, o cev.

Basta conviver com os profissionais da Educação Física para compreender a importância da profissão, é tão simples quanto conviver com os divulgadores científicos. Quem acha que a verdade está apenas nos livros densos, verdadeiros tratados de 500 páginas, construídos com anos e anos de trabalho Hipocrático que morra de inveja da alegria e da descontração com que estes profissionais estudam e trabalham. Sim, eles se divertem estudando, se vestem para trabalhar como se fossem a clubes e trabalham por esporte. Que mal há nisso além do seu desejo de gozar a vida deles e ser bem remunerado para viver assim?

Sim, há exceções, assim como em toda e qualquer profissão, mas a questão é que o humor e a alegria inata destes profissionais, na maioria das vezes bem sucedidos, não anulam o comprometimento e a seriedade com que realizam seus trabalhos, seja lá a qual sub-área estejam se dedicando.

Mais do que isto, embora ainda haja divergências classificatórias entre os autores, segundo a IASI a Educação Física é uma das dezenove áreas das Ciências do Esporte, configurando-se, portanto, além de outras funções profissionais, em Ciências, merecedora de todas as letras maiúsculas do alfabeto, jornalístico ou não, afinal estamos apenas divulgando.

sábado, abril 19

Os cientistas em quadrinhos

Com o claro objetivo de ensinar a divulgar a ciência e seus processos, J(o)ão Garcia, um professor prá lá de modesto, adentrou a sala de aula trazendo apenas lápis, papel e sua receita de trabalho - adicionar aos conteúdos científicos uma dose de humor.

Literalmente colocou quem nem sabia desenhando, mais que isso, mostrou que histórias em quadrinhos são veículos agradáveis, descontraídos e altamente sintéticos para divulgar a ciência com humor e credibilidade.

Jornalista e cartunista, o criador dOs cientistas, além de professor do curso de divulgação científica do Núcleo José Reis, tem se dedicado ao público infantil com muito carinho e criatividade a partir de suas publicações na Folhinha de SP aceitando sugestões dos lapsos criativos de seus ex-alunos, em tempos de dengue e violência no Rio de Janeiro, como parcerias.

João ficou muito melhor do que eu tinha imaginado! Obrigada pelo carinho.


Fonte: Folhinha de SP de 19/04/2008

sexta-feira, abril 18

Projeto Vênus


A preocupação com as relações humanas o persegue desde que o conheci. É apaixonado e obsessivo. Desafiador e nem um pouco oprimido. Tinha o hábito de me telefonar quase todo dia com alguma conversa do gênero:

- Dé?
- hummm
- acredita que a fulana saiu daqui agora e to com uma sensação estranha?
- hum humm são 3 da manhã, sabia?
- Não sei o que aconteceu, é uma puta gostosa mas tem alguma coisa estranha rolando, ou não rolou, não sei explicar, só tô sentindo...
- humn hum hum, podemos conversar sobre isso amanhã?

De desforra liguei uma vez que voltava duma saída com as minhas amigas às 4 da manhã. À voz seca e sussurrada ele disse que estava na posição 357 do kama sutra com mais uma das inúmeras gostosas que sempre apareciam na vida dele. Elementar minha cara Watson! Este era meu amigo. Um sedutor de primeira linha, daqueles que a gente sabe, só costuma se “consertar” lá pelos 40... se ele tiver sorte!

Oras, não é de se estranhar que, ao amadurecer, ele busque compreender cada vez mais as mulheres e a si mesmo nas relações com elas. Os telefonemas mudaram, ele passou a namorar uma mulher, não apenas a possuir o corpo que ela carregava por algum tempo. Num insight juntou suas paixões, tecnologia com relacionamento. Aborreceu, convenceu sem convencer, mostrou-me o óbvio de novo. Teimava em me apontar minhas TPMs, meus humores descabidos, me deixava irritada.

“Óquei você venceu! Batata frita!” Provei seu projeto inusitado na forma de aperitivo, sim porque o filé mignon ainda está por vir segundo ele, e agora eu acredito!

SIMMMM - Eu achava que não mas...
Tenho TPM!
E quero mimos nesta fase!

Recomendo! http://www.projetovenus.com/

terça-feira, abril 15

Arnaldo Jabour

Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programa do Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas chegou à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: A tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos?

Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista,compositor e intérprete baiano é conhecido como pai da preguiça. Passa 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, leva 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico, completou 90 anos e nada indica que vá morrer tão cedo. Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... !!!!! E viva o sedentarismo ocioso!!!Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo.Você terá toda eternidade para ser só osso!!! Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA!! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!! VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP!!! Você tem pneus??? Lógico, todo avião tem!!!

PS. se chopp fosse bom eu até bebia tamanho convencimento dos argumentos.

sábado, abril 5

Exposição Revolução genômica



Enquanto o Ministro Carlos Alberto Menezes Direito do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) adia, sem punição por atraso, seu julgamento sobre a exclusão do artigo 5º da Lei de Biossegurança, os paulistanos estão convidados a visitar a exposição Revolução Genômica, com direito a palestras de pesquisadores nacionais e internacionais no parque do Ibirapuera.

A ação sobre a inconstitucionalidade do uso de células tronco em pesquisas foi proposta por Cláudio Fonteles, que ocupava o cargo de procurador-geral da República em 2005. Desde então, apesar do atraso provocado no desenvolvimento científico, observa-se cada vez mais a alta capacidade ética e técnica dos pesquisadores brasileiros, a julgar pela recente descoberta da localização das células tronco adultas mesenquimais nas paredes dos vasos sanguíneos.

Na exposição sobre o genoma as pessoas vão encontrar o significado das palavras empregadas pelos geneticistas e terão acesso a diversos modelos de moléculas de DNA, alguns deles interativos. Encontrarão equipamentos como centrífuga, termociclador (PCR), eletroforese e seqüenciador em um laboratório no qual se vivencia a técnica de extração de DNA. Assistirão a filmes, inclusive com pesquisadores brasileiros, explicando os processos científicos e as perspectivas em terapia gênica.

Os visitantes verão um histórico da aplicação da genética molecular no Brasil, incluindo as pesquisas sobre doença de Chagas e sobre o “amarelinho”, praga das plantações de laranja que marcou o início da capacitação técnica dos geneticistas brasileiros. As pessoas poderão ainda, responder a enquetes sobre as questões polêmicas relacionadas às aplicações da Genética. A surpresa maior é a perda do foco antropogênico na exposição de seres vivos, que procura mostrar um exemplar de cada grupo do reino animal e vegetal.

Em meio às transcrições da exposição, e traduções do artigo 5º, o ministro Gilmar Mendes, que deverá assumir a presidência do STJ no dia 23 de abril, tem a impressão de que retomarão o julgamento em maio, porém não exclui a possibilidade de outro ministro pedir mais tempo para analisar o processo.

A propósito, o famoso artigo 5º é o que permite a utilização, em pesquisas, de células tronco embrionárias fertilizadas in vitro desde que não sejam mais utilizadas, estejam congeladas há pelo menos três anos, com comercialização vetada, e tenham autorização do casal.

sexta-feira, abril 4

Amor

Zíbia Gasparetto

Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.

Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos. A insatisfação e o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.

Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade.