segunda-feira, março 31

Renovação de CNH - DETRAN-SP

Muito me impressionou saber que o principal objetivo do DETRAN-SP é a “prestação de serviços à sociedade civil, no que se refere ao controle de informações sobre direitos e transações de veículos, emissões e renovações de Carteiras Nacionais de Habilitação, controle de multas de trânsito, entre outros.

Minha CNH precisava ser renovada, fui a um Poupa-Tempo que me informou que além dos documentos e do atestado médico eu deveria “ter realizado e sido considerado apto na prova sobre o Curso Teórico de Direção Defensiva e Primeiros Socorros”. Informaram-me que eu poderia fazer a prova no DETRAN estudando pelas apostilas disponíveis do site.

Entrei no site: CNH – Renovação. A informação fora confirmada em
http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/procedimentos_site_cnh/394.asp
Página na qual se lê:

“Obs.: Para a renovação da C.N.H. o condutor deverá realizar o curso, ou prova sobre, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, nas instituições credenciadas pelo DETRAN-SP”
E
“O DETRAN/SP realiza as provas gratuitamente. O condutor deve estudar através das apostilas, basta acessar o site do DETRAN para impressão, este serviço é gratuito”.



Procurando pelas apostilas no site fui encontrá-las em Educação. Lá no final da página havia os tópicos das duas apostilas e um link disponibilizando-as para download.

CARTILHAS DENATRAN (PROVA DE RENOVAÇÃO DE CNH)
O conteúdo a ser estudado para a prova deverá ser o seguinte:
1 - Noções de Primeiros Socorros no Trânsito: (de acordo com a
res. 168/04, Anexo II do Contran)
Sinalização do local do acidente;
Acionamento de recursos: bombeiros, polícia, ambulância, concessionária da via, etc;
Verificação das condições gerais da vítima;
Cuidados com a vítima.
2 - Direção defensiva - Abordagens do
Código de Trânsito Brasileiro (de acordo com a res. 168/04, Anexo II do Contran)
Conceito – condições adversas;
Como evitar acidentes;
Cuidados na direção e manutenção de veículos;
Cuidados com os demais usuários da via;
Estado físico e mental do condutor;
Normas gerais de circulação e conduta;
Infrações e penalidades;
Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.
Clique aqui para realizar o download das Cartilhas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito): Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.



Clique aqui para realizar o download das Cartilhas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito): Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.”

Num clique baixei um arquivo zipado contendo as duas apostilas sem maiores problemas. Com as duas apostilas minuciosamente estudadas, resolvi parar um dia no prédio do DETRAN para agendar minha prova e aproveitar para obter maiores esclarecimentos sobre a CNH internacional.

Havia uma fila, que por sorte não estava comprida, e uma moça, que gentilmente agendou minha prova e continuou confirmando as informações: Para realização da prova da renovação da CNH é necessário estudar as apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros disponíveis no site do DETRAN. Alguém na fila que já havia feito a prova disse que também caía Legislação, aproveitei e perguntei, a moça informou que no finalzinho da apostila de Direção Defensiva havia os conteúdos de Legislação necessários à renovação da CNH.

Dia 29/02/08 às 16:00 começo a fazer a prova. Detecto uma meia dúzia de perguntas cujos conteúdos não estavam nas apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros que eu havia estudado. Chamei o aplicador que recomendou que eu terminasse a prova prometendo dar explicações ao final. Usei do meu bom senso e arrisquei as possíveis respostas.

Ao final da prova o aplicador disse que também havia disponível no site do DETRAN uma apostila de Legislação. Ele me apresentou ainda uma folha impressa do site, mostrando que Legislação era uma apostila que estava como material de apoio, que eu deveria ter estudado também. Tentei lhe dizer que as informações estavam sendo contraditórias, mas infelizmente ele só pôde ouvir, e com pouca paciência.

Então me dei ao trabalho, fui até a moça da fila de marcação de provas e lhe expliquei o ocorrido, ela e sua chefe Regina, me confirmaram que são orientadas a dizer que para a renovação da CNH o condutor deve estudar apenas as apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, NÃO a de Legislação, pois o conteúdo de Legislação necessário para renovação da CNH está no final da apostila de Direção Defensiva.

A Regina me orientou a escrever ao Diretor pelo site do DETRAN enquanto tomaria providências que lhe cabiam quanto às incoerências das informações.

Entrei no site e descobri que para escrever ao Diretor é necessário proceder a quatro passos mais burocráticos do que abrir uma conta de correio eletrônico, dá preguiça. Não há um endereço eletrônico do tipo “fale conosco” de atendimento disponível ao público, razão pela qual fiz esta carta.

Não bastando me dei ao trabalho de procurar a apostila de Legislação, afinal eu preciso saber qual é a distância lateral mínima que devo manter para ultrapassar um ciclista, a gravidade da não utilização do cinto de segurança, de quem é a responsabilidade pelo transporte de cargas, além das questões relacionadas à negligência, imprudência ou descuido dos condutores de veículos. Nenhuma destas questões está nas apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros.

Vasculhei o site do DETRAN em busca das respostas e, por incrível que pareça NÃO HÁ apostila de Legislação disponível. Encontrei o Código Nacional de Trânsito, original e reformulado, mas nele obviamente não constam as questões acima.

Retornei ao link das apostilas e constatei que de fato só há duas apostilas disponíveis para renovação de CNH, a de Direção Defensiva e a de Primeiros Socorros



Diante do exposto solicitei, por meio deste exercício de cidadania, valor tão extensivamente pregado nas apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, ao qual me dediquei a escrever esta carta, que fosse feita uma revisão rigorosa nas avaliações de renovação da CNH, bem como que fossem sanadas eventuais injustiças cometidas a mim e aos demais condutores que estão renovando suas respectivas CNHs em São Paulo.

Pois bem, o texto acima, na forma de carta endereçada à Diretoria do DETRAN-SP, Assunto: Renovação de CNH, assinada e com pequenas modificações de tempo verbal, foi entregue pessoalmente à Sra Zelda na diretoria do DETRAN-SP no dia 5 de Março de 2008 após ter sido analisada pelo Sr. Cacá, chefe da Regina e responsável pelo departamento de Renovação de CNH. A Sra Zelda ficou de encaminhar a carta aos diretores do DETRAN-SP pedindo-me 15 dias para a resposta.

Aprovada na prova, com a minha CNH renovada em mãos, e afirmando a minha atenção para com a boa conduta ética, telefonei, no dia 27 de Março, para o Sr. Cacá que me informou que a carta estava no departamento que desenvolve as provas sem resposta ainda.

Preocupada com a ausência de resposta no prazo determinado e com as pessoas que estão sendo prejudicadas sabe-se lá desde quando, enviei este documento a alguns jornalistas com a expectativa que a sociedade seja informada a respeito de tal absurdo fato.

52 comentários:

Anônimo disse...

Andrea, a pouco tempo tambem fiz a prova, e ao que parece, isso tudo éfachada para que o cidadão não faça a renovação por conta propria, e sim procure o cartel dos despachantes e donos de auto-escolas, para poder onerar tudo o que pretendiamos economizar, e encher mais ainda os bolsos destes safados.

Anônimo disse...

Quem mandou votar no Lulla? Quem mandou o Fernando Henrique ensinar o bolsa familia para Lulla Lelle que agora engana a todos nos e tenta nos enfiar uma Dilma pela goela, no minimo ela vem nos ensinar a fazer guerrilha com a colombia!??

A regra é criar dificuldades para vender facilidades.

De tempos em tempos aparecem problemas sérios no Detran com carteiras falsas, multas que somente a classe pobre e media pagam!! etc ...

Anônimo disse...

Andrea, Parabéns pela iniciativa.

é dificil observar pessoas como vc!

admiro sua cidadania.

Obrigado,

Rafael Alfieri

Caio Petrônio disse...

Andréa, você é demais! É isso aí! É bom ver quando cidadania deixa de ser uma palavra gasta e sem graça na boca de demagogos e acontece, na prática. Parabéns. Uma amiga minha me emprestou uma apostila que ela pegou em uma auto-escola (como estava sem tempo pra fazer a prova no Detran, pagou 30 reais e fez na auto-escola mesmo, apesar de não ter feito o curso. Pelo menos pode ficar com a apostila...). Realmente é uma versão diferenta da que tem no site. Ela contem informações sobre Primeiros socorros, Direção defensiva e legislação.

Filippe disse...

Andre, parabens pelo exercicio de cidadã realizado. Estou postando seu relato para alguns conhecidos no meio jornalístico. Espero que isso venha há publico . Tambem fui lesado em outra situação distinta mas também tratava-se de serviço publico.
forte abraço.

Wilson Mello disse...

Ola Andreia!, parabens pela sua iniciativa e coragem de confrontar estes orgãos publico. Vc., fez o que todos nos devemos ou deveriamos fazer. Rasgou as fronteiras da burrocracia, e escalou com sua sabedoria e coragem os cargos mais altos, e os confrontou em nome da cidadania exercida.

Wilson Pacheco

juniorosj disse...

andrea quanto vc gasto ao total quero renovar minha cnh

Satyricom disse...

Também quero agradecer pelas dicas e deixar um recado ao senhor "anônimo": o DETRAN é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, que desde 1982 tem como seu primeiro mandatário o pessoal tucano. Essa máfia vem de longa data. Mas um dia essa farra acaba!

Unknown disse...

Bem como podemos perceber tem alguma coisa errada quanto ao que nossos governantes e instituições pregam, na página 8 da apostila de Direção Defensiva eles querem que nós pratiquemos a dignidade, a igualdade, a participação e a co-responsabilidade pela vida social, o problema é que não vemos reciprocidade por parte deles. As apostilas que foram abordadas aqui são de autoria do Denatran e como bem sabemos elas estão incompletas. O único Detran que se deu ao luxo de fazer a sua própria apostila é o Detran do DF, a apostila feita por eles está muito melhor do que a "apostila lixo" do Denatran, e tem alguma coisa sobre legislação. O link para download é esse http://www.detran.df.gov.br/sites/200/240/00000495.pdf .
Sei que para mudar a sociedade brasileira levará tempo, se tivermos muita sorte isso acontecerá em uma geração (30 anos), então cabe a nós decidir o que fazer, pequenas atitudes como essa são o começo...

Geninho

Anônimo disse...

eu fui renovar a minha cnh e não consegui por que apareceu um monte de problemas nela só que eu não cometi nada queria saber oque devo fazer

Anônimo disse...

ola andreia entrei hoje em um site para ter informação como renovar minha habilitação que venceu em 2005 fiquei completamente chocada pois minha habilitação foi cancelada pois passou do prazo pra renovar, agora tenho que começar td de novo tirar uma carta nova como se fosse a 1º se pelo menos fosse gratuita a renovação poderiam ate dar prazo, mas como dar prazo em algo que é simplesmente um roubo estou completamente horrorizada com esse país que somente cumprimos ordens de pessoas que estão em alto escalões e nós aqui que mal conseguimospagar uma tarifa bde onibus para trabalhar, carro somente mesmo para carregar compras de mercado pois mnem passeios temos mas condições pois os PEDAGIOS é uma vergonha esses homens que estão no poder são piores que monstros e ainda somos obrigados a votar hahah. esse é o nosso país...

Anônimo disse...

foi mais fácil, acessar o teu link do que acessar a apostila do detran !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Veja este site dizendo que eles não tem nenhuma responsabilidades com as apostilas que constam no site devido a problemas risosss
Fala sério!!!
Que pais é esse???

Renovação de Carteira Nacional de Habilitação

ATENÇÃO

Devido a problemas técnicos, esse sítio não possui simulado disponível no momento, mas alguns Detrans, como os da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima possuem simulados para estudo.



Informativo

A Resolução Contran nº. 168/2004, no item 4 do seu anexo II, estabelece a estrutura curricular exigida tanto para o curso como para a prova de validação de estudos e é por ela unicamente que os candidatos à renovação de CNH devem se pautar para os estudos autodidáticos e a prova de validação.

Assim, esclarecemos que o Denatran não fornece apostilas de estudo para a prova de renovação da CNH e nem se responsabiliza por materiais compilados para tal fim.

Alguns Detrans possuem material de apoio e/ou simulado para estudo. O link para os sites dos Detrans é www.denatran.gov.br/detran.htm

Anônimo disse...

Esqueci o site...

Segue abaixo...


http://www.denatran.gov.br/CNH.htm

Anônimo disse...

Piada é o a página "RENOVAÇÃO DA CNH - http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/procedimentos_site_cnh/394.asp" fazer menção a arquivos do site sem a decência fazer um link. É de doer!

Leleco disse...

Andrea, a pouco li os seus relatos, pois também não consegui baixar as tais apostilas para me preparar para a prova de renovação.....parabéns pelo relato de sua indignação, pois é de pessoas como vc que esse país está precisando para acabar com essas máfias existentes.....tudo nesse país tem que se pagar para ser facilitado....é incrível!!!!

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa.
Se cada um fizer sua parte, talvez o Brasil mude um pouco.

E agora, já teve alguma resposta deles???

Anônimo disse...

Bom dia, fui com minha esposa renovar a CNH dela, e depois de descobrir que ela, apesar de ter feito o curso, mas não ter feito a 1ª renovação no tempo próprio, ela teria que refazer o curso, mas a auto-escola resolveu o problema: se pagasse uma propina de R$143,00, ela teria a renovação, sem comparecer as aulas e sem responder a prova. É por essas e outras condutas que há tantos acidentes e infratores no trânsito de São Paulo.

Unknown disse...

Acabei de fazer a prova e a minha revolta foi a mesma da Andréa. 1/3 da prova pelo menos era de tópicos que não estavam nas 2 apostilas indicadas pelo site do detran sp. Andréa, você conseguiu algum retorno do Detran sobre sua reclamação? Alguém sabe de algum jornalista que publicou algo sobre essa palhaçada? Quero só ver o resultado da prova e se não passar, vou atrás de explicações.

Anônimo disse...

Andrea, o site de Brasilia para baixar a apostila é essa agora
http://www.detran.df.gov.br/

Anônimo disse...

Andrei vou renovar a minha CNH porem sa informações obtidas jonto ao denatran não são esclarecedora porem eu so posso acretitar que e mais uma opisão p/ nos retirar o nosso taõ suado dinherinho com a industri das multa ............ummmm ate quando nos vamo ser enganados.

Anônimo disse...

Andréa,meus parabéns!
Meus conhecimentos de 35 anos de atuação na engenharia de Tráfego e Transportes Rodoviário,Fluvial e Aeronáuticos datam início de 1960.Onde desenvolvi o projeto de Aruamento das Cidade Universitárias de São Paulo e Fortaleza.Plano Diretores:Arujá,Uberlândia, São Luis,Rio de Janeiro (Mudança para Guanabara),Salvador e Makurd (Nigéria).Tudo na área de Urbanismo!Nas rodovias Belém-Brasília,Bandeirantes,Trabalhadores(AyrtonSena), Carvalho Pinto,Tamoyos,Mogi-Bertioga,Quito-Guaiquil(Peru)1100m de altitude,de subida ou descida.Tudo com as Normas Técnicas Internacionais e Nacional em cima da mesa nas épocas.Durante vinte anos,Representei o CIPA (Segurança do Ministério do Trabalho nas empresas de grande porte).Durante 20 anos fiz cursos de Brigada de Incêndio na Academia do Corpo de Bombeiro do Barro Branco.Como sou um cidadão acima de qualquer suspeita pelo Estado de São Paulo no Poder Judiciário
(Jurado a mais de 10 anos).Trabalho com computador desde 1980.Fiz o teste Alto-Didata (só exame). Passei na Medicina e Repeti na Engenharia.Pode? O "Eles" querem é que todos os cidadão frequente a nova Universidade do Trânsito. As Cadeiras já existem nos Detrans(cursos)desde 7 anos de idade até o Túmulo! Pescaram? Quem quizer dirigir algum veículo na vida, vai ter que frequentar, para sair do vídeo-game para real.Do ponto de vista técnicos, Brasília está correta.Mas do ponto de vista nossos "Os mortais" haja fortunas!Pois as Viajens Espaciais estão aumentando.Veja o preço do combutível, abaixou com descoberta do Pré-Sal? Vai abaixar? Quanto? Quando? Conselho: Estudem sempre!Para sobreviver e manter Brasília como eu e alguns patrícios da classe média.

Alceu Bapistão disse...

Andrea
Depois de muito procurar no site do Detran, usei o Google e achei seu blog. Me poupou muito trabalho.
OBRIGADO!!!!!
Abraço

Anônimo disse...

Andrea,

Parabéns pela iniciativa estou renovando minha carta também sem ajuda dos sangues-sugas de plantão e utilizei seu link, muito obrigada.

Rita Cássia

Anônimo disse...

Tudo no Brasil é burocrático.
Isso só favorece as auto-escolas e talvez até alguns chefões do DETRAN.
Não é possível, esse povo do DETRAN deve ganhar um por fora, pois eles dificultam ao máximo qualquer tipo de reclamação, nem parece que é um orgão público, eles se sentem acima da lei.

Anônimo disse...

Realmente Andréa.
também não achei apostila nenhuma sobre legislação de trânsito.
Ainda não renovei minha carta, pois ainda tenho um mês, estou me preparando.
Mas também não estou preocupada, pois fui informada que se pagar o vr. de 75,00 não serei reprovada, ou seja o dobro do vr que eles cobram aqui na minha cidade.

Prodis disse...

Obrigado pelas informações, elas ajudaram minha esposa no processo de renovação da sua CNH.

Anônimo disse...

Muito boa sua iniciativa. Hoje mesmo fiz meu exame médico e falta agora a prova... Mas pela sua experiência, vou, a contra gosto, "comprar" a apostila por R$ 10,00 em um local autorizado pra aplicação da prova, para não perder tempo nem mais dinheiro. Obrigada mesmo, viu?

Anônimo disse...

Eu vou fazer a prova amanhã e passo pelas mesmas dificuldades. Fiz o simulado no site do Detran e vi que perguntas lá não estão em nenhum lugar. Vc sabe, não é Andréa, que eles fazem isso pra vc depender da máfia dos CFCs. Pagou passou, nem precisa fazer prova. Vou tentar primeiro assim, pelo Ciretran, de graça, mas isso tudo é um absurdo mesmo.

karem disse...

por favor alguém sabe onde eu baixo as TRÊS APOSTILAS necessárias para fazer a prova e renovar minha carteira?

Unknown disse...

Pra quem tirou CNH antes de 19/11/1999, por ocasião da Renovação é necessário fazer a prova nos Ciretrans, ou o curso em algum CFC. Isso é feito uma vez só, ou seja, quem já renovou a CNH depois do ano 2000, provavelmente já fez essa prova. Para ser sincero, nem é preciso ler apostila nenhuma, pois as perguntas são tão lógicas que qualquer cidadão, mesmo não sendo habilitado, tem condições de responder. A prova tem 30 questões e é preciso acertar 21. Considerando que sobre legislaçao tenha 3 ou 4 questões, não é dificíl acertar 70%.

Clovis - Promissão/SP

Unknown disse...

Alguem disse ai em cima (26 de outubro de 2008) que sua CNH havia vencido em 2005 e que tinha sido cancelada por não ter sido renovada dentro do prazo e que deveria fazer novo processo de habilitação.
Não sei quem deu essa informaçao, mas é "MENTIRA", estão tentando tirar sua grana.
Não existe em lugar nenhum nenhuma norma ou resolução que afirme isso.
Trabalho num Ciretran, no estado de São PAulo, no setor de CNH e tenho feito renovações de CNHs vencidas à mais de 10 anos, sem problemas.

Unknown disse...

ALGUMAS DICAS SOBRE CNH PARA OS CONDUTORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

PRIMEIRA HABILITAÇÃO:
A validade total da CNH é de 5 anos a contar da data do exame médico, então a CNH DEFINITIVA terá validade até essa data.
Se o candidato demorar 6 meses pra fazer todas as provas e como a PERMISSÃO vale por 1 ano, sua DEFINITIVA terá validade para 3 anos e 6 meses.
Exemplo: Exame médico em 01/01/2010, concluiu as provas e tirou a PERMISSÃO em 30/04/2010.
A Permissão terá validade até 29/04/2011.
Trocou a Permissão pela Definitiva em 10/05/2011.
A CNH valerá até 31/12/2014 independentemente do dia que tirou a definitiva.

PERMISSÃO:
Validade de 1 ano a partir da data da habilitação + 30 dias para troca p/ definitiva.
Só pode ser trocada pela Definitiva a partir do 1º dia depois de vencida.
Não deixar de solicitar a Definitiva, pois na renovação vai dar problema.
Não existe prazo para trocar a Permissão pela Definitiva, porem ela deve ser solicitada no máximo até + ou - 30 dias antes da data que seria seu vencimento, no exemplo acima, até 30/11/2014.

DEFINITIVA:
Como dito acima, ela terá validade para 5 anos a contar da data do exame médico e pode ser utilizada até 30 dias depois de vencida.
Para solicitar basta apresentar requerimento simples(Não existe formulário nem modelo), 1 foto 3x4 e recibo da tarifa no valor de R$ 27,00 aproximadamente e comparecer
pessoalmente no Ciretran para assinar Planilha.
Alguns Ciretrans pedem comprovante de residência, mas não existe norma do Detran que exija isso.
Obs: A troca da Permissão pela Definitiva NÃO É UMA RENOVAÇÃO, portanto não é necessário fazer nenhum exame.
Não precisa de despachante, você mesmo pode fazer.

RENOVAÇÕES:
1) Para quem vai renovar pela 1ª vez e para quem já renovou à 5 anos atras:
Planilha do Exame médico, Xerox da CNH, comprovante de residência, recibo da tarifa de R$ 44,00 + R$ 27,00 aproximadamente e requerimento simples.
Não necessita ir pessoalmente ao Ciretran.
2) Para quem tem CNH antiga que tinha validade para data do aniversário(antigos PGU):
Igual ao anterior + o Certificado da Prova de Renovação emitido por um CFC, ou se não tiver, fazer o curso num CFC ou agendar prova no Ciretran.
Obs: A renovação pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.
Não precisa de despachante, você mesmo pode fazer.

OUTRAS DICAS:
Você pode utilizar sua CNH até 30 dias depois de vencida, depois disso o fiscal de trânsito pode apreende-la e multa-lo, mesmo que já tenha dado entrada na renovação.
Isso não quer dizer que seja obrigado a renovar a CNH nesse prazo.
Você pode ficar com a CNH vencida (pelas normas atuais) quanto tempo quiser, desde que não dirija nenhum veículo.

Exame Psicotécnico: Obrigatório na 1ª habilitação, nas mudanças e adições de categorias.
Para quem não trabalha como motorista, nas renovações não é necessário esse exame,só o "de vista", qualquer que seja a categoria.

Essas informações são baseadas na rotina de seriço no Ciretran onde trabalho, que teoricamente deveriam valer para todo o Estado de São, mas...

Clovis - Promissão/SP

Unknown disse...

CORREÇÃO:

Na renovação a tarifa é apenas R$ 27,00.

Clovis-Promissão/SP

Anônimo disse...

Andréia, parabens pela sua disposição e dividir teu sofrimento conosco. Cristo disse "o mundo jazz no malígno". Aqueles que procuram revelar a verdade são perseguidos e eliminados. Felizmente há uma esperança (acredito fielmente) que aqueles que pautam suas vidas no evangelho serão recompensados.

Helcio Furlan disse...

Andréa,

Fiz ontem minha prova de renovação da CNH e ... pimba... os mesmos problemas relatados por vc ainda continuam... perguntas e perguntas sobre legislação... e como eu só estudei as duas apostilas (direção defensiva e primeiros socorros)tive que deduzir e chutar as respostas? Alguém sabe qual é a classificação da infração "dirigir com luzes indicadoras de direção queimadas" ? Eu chutei Infração MÉDIA... acho que acertei ...
A outra, dirigir alcoolizado, foi mais fácil chutar, GRAVÍSSIMA.


Hélcio Furlan

Andréa disse...

Prezados,

Em vista da indignação coletiva e da persistência do problema, agradeço a todos que aqui escreveram e sugiro a leitura da resposta que obtive do Detran em http://andrearamirez.blogspot.com/2010/04/renovacao-de-cnh-detran-sp-resposta.html

Anônimo disse...

Vou fazer minha prova amanhã, e só me dei conta agora desse fato destacado por você. É um absurdo. Mas antes disso passei por uma sucessão de desrespeitos. Liguei para o Ciretran e perguntei como deveria proceder para fazer a prova. Passaram informações erradas, dizendo que era preciso certos documentos e uma declaração de endereço. Quando cheguei, pediram um requerimento. Pedi o modelo. Me mandaram ir para a papelaria mais próxima. Fui. Lá queriam vender a tal folhinha por 25 centavos, mas a capa da folhinha, por 60 centavos. Logicamente, me neguei a comprar a "capa" verde do requerimento. Consegui fazer o requerimento. Mas fiquei sabendo que na cidade tem gente que só faz o tal requerimento se apresentar a capinha verde. Assim, as papelarias entram no esquema de lucro ridículo. Uma cidade do Estado de São Paulo... Fui tal maltratada. Parecia terra sem lei. E agora essa do conteúdo. Um absurdo!!! Temos de nos mobilizar. Sugiro que façamos um abaixo-assinado, uma manifestação conjunta, enviando inclusive essa questão mais uma vez para a mídia. Safados. Corruptos.

Walter disse...

Andrea, o Brasil está sem comando e infelismente a muito tempo é terra de ninguém. Vamos alugar ou privatizar o Brasil.

Anônimo disse...

Andrea, Meu nome é Renata e eu tb fiquei surpresa quando me deparei na prova com questões referentes à Legislação! a minha sorte foi que isso aconteceu quando eu estava fazendo o simulado, na minha casa. Se eu tivesse ido ao Detran, estaria P da vida. Detalhe, seu post tem 3 anos e nada foi mudado! azar o nosso, né?
Att.
Renata Nogueira

Anônimo disse...

Ler a apostila é perda de tempo para fazer a prova (para conhecimento geral é ate interessante dar uma lida). Voce perde de 2 a 3 horas para ler tudo e, muito pouco do que ha nela cai na prova.

O jeito mais facil é resolver uns 30 simulados um dia antes de ir fazer a prova. Muitas perguntas da prova sao as mesmas que voce encontra simulado.

A maioria sao questoes obvias, ate minha avo que nao sabe dirigir conseque acertar. As mais dificeis sao as questoes referente a pontuacao, mas ate ai nao sao muitas.

E, por ultimo, um macete: nas questoes de legislacao nas quais aparecem alternativas com a palavra "apenas", basta marcar a alternativa que nao tem essa palavras (vao aparecer 4 alternativas com a palavra "apenas" e uma sem essa palavra). Muito raro alguma coisa em direito e legislacao ter valor absoluto, tudo é relativo e tem excecao.

Anônimo disse...

Andréia.. Antes de tudo obrigado por seu exercicio de cidadania. Estava buscando informações sobre renovação da minha carta e aqui encontrei o que precisava. Os problemas continuam apesar do tempo, mas graças a você vou mais preparado para realizar a prova. Novamente Obrigado

Anônimo disse...

Admiro pessoas como você !!

Focinhos Sem Dono disse...

è sempre uma vergonha noso país, sempre ganhando as custas do povo, com leis banais, eu to renovando a minha, e estou estudando, como pode? tem perguntas do tipo: se a vitima estiver com ataque cardia respiratoria, o q deve ser feito? nossa eu não sou medica, o q eu saiba é só chamar o resgate, mas eles querem q a gnete faça o socorro, será q falta medicos, bombeiros, e a gente terá q fazer o papel disso tudo?? e perguntas q só mecanico sabe, to achando daqui a pouco cada um pro si, eu hien

Anônimo disse...

Parabéns Andreia, pela sua iniciativa.
Mas é um absurdo pq hoje em 2012, continua a mesma coisa, no site do Detran diz que devo estudar direção defensiva e primeiros socorros. Minha irmã fez essa prova e não passou e ela dirige há mais de 20 anos, e eu vou fazer a mesma prova nessa quarta feira dia 20/06/2012. E por causa da experiência dela estou estudando um pouco de tudo, e confesso que lendo o seu depoimento hoje, estou preocupada, quero passar não quero ir para autoescola. Deus me ajude, e que as que eu não souber eu consiga ter sorte nos chutes.
Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Andreia, boa noite,

O Link: Clique aqui, para acessar a Cartilha Denatran (Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros no Trânsito).

continua com pane pra baixar as cartilhas. Isso parece coisa arrumada pois as auto escolas aqui em Diadema-SP cobram R$ 10,00 pelas cartilhas. Já postei uma reclamação na ouvidoria do Detram-SP e até agora não responderam. O que eu fiz foi baixar no link da http://www.agencianacional.com.br/cartilhacnh.htm . É isso aí pessoal, não pague pela cartilha. Agradecido e abraços a todos. pesnet@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Fábio. Muito Obrigado por ter disponibilizado o seu relato de experiência! Eu o li na íntegra e me solidarizo contigo, pois estou passando pela mesma experiência! Conforme o comentário de um outro colega eu fiz o download da apostila disponibilizada no link de outro estado e poderei me preparar adequadamente. Obrigado mesmo! Um abraço! :)

Anônimo disse...

Ola Andréa,obrigado pelas informações e ajuda a muitas pessoas,meu nome é Fernando moro em São Bernardo, aqui também existe a máfia,sempre existiu desde da época que não tinha o poupa-tempo,lembro quando me dirigia ao DETRAN de SBC,que a cada ano eles inventavam algum percalço para dificultar o licenciamento de veículos diretamente pelo dono,quando chegava alguém do despachante,deixavam passar na frente e não exigiam metade dos dos documentos pedidos a nós.Hoje fui renovar minha carta,e a atendente disse para estudar somente"direção defensiva e primeiros socorros" ainda perguntei se era só isto mesmo e a dita cuja confirmou,bando de sem vergonhas ,pilantras,corja de safados,gente que permite que este tipo de informação seja divulgada de forma errada, não vai para frente é um verdadeiro IDIOTA.

Leonna disse...

Por favor preciso de uma informação.A minha última renovação fiz em Março de 2008Éprecisp fazer o curso novamente?(ESTOU DENTRO DO PRAZO PARA RENOVAÇÃO QUE É 28/04).oBDA,rOSIRES.

Leonna disse...

Por favor preciso de uma informação.A minha última renovação fiz em Março de 2008Éprecisp fazer o curso novamente?(ESTOU DENTRO DO PRAZO PARA RENOVAÇÃO QUE É 28/04).oBDA,rOSIRES.

Unknown disse...

andreia excelente sua iniciativa de informação. Tendo em vista este tipo de dificuldade talvez não vou perder meu tempo e paciencia para estudar as questões no site do detran e vou pagar 70 reais na auto escola, pois eu ja desconfiava que é assim mesmo .O governo brasileiro não é um governo, mas sim uma grande organização criminosa que veste terno, e o povo imagina que temos um governo, sendo que isso não existe neste país. A unica alternativa para mudar isso seria uma REVOLUÇÃO OU GUERRA CIVIL e ainda assim não mudaria muita coisa.

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Em SP pelo que li é gratuito e eu que paguei 134 reais e tive que comprar um pequeno almanaque pra estudar essa bendita legislação pq tbm não achei no site?! Realmente só achei direção defensiva e primeiros socorros . Realmente é absurdo a desorganização !