segunda-feira, janeiro 10

Amizade psicoterapêutica

Em pleno século XXI suponho que Freud teria surtos ao saber como andam as psicoterapias e as portas abertas por seus renegados discípulos. Imagino que Jung acrescentaria a internet à sua teoria do inconsciente coletivo. Groddeck encontraria a doçura do Drauzio Varella para estabelecer as bases da psicossomática. Skinner veria as pessoas se dando choques e se escondendo cada vez mais em suas caixinhas...
A conheci quando trabalhávamos juntas em uma escola. Ainda me lembro da primeira reunião, quando ela colocou na lousa um esquema que representava a sua proposta de trabalho.
"- Mas é você, como coordenadora, quem deve fazer isto !",
"- Acho que não daria certo Andréa, penso que só vai funcionar se todos nós tentarmos fazer isto juntos..."
Ela possui o biotipo da minha mãe, uma alegria no olhar e um pique de trabalho contagiantes. As reuniões subsequentes, normalmente muito calorosas, revelaram cada vez mais afinidades entre nós; estávamos lá pelos alunos, não por vaidade pessoal. Ela também usava calças jeans como eu, mas pintava as unhas, parecendo ainda mais com a Dona Elza ! Enfim, com alguns outros colegas, fizemos uma boa equipe, e um bom trabalho. Saímos da escola no mesmo final de ano, por razões diferentes, ainda bem, teria sido muito sem graça continuar lá sem a sua parceria.
Um dia fui visitá-la em sua casa. Ela se recuperava de uma cirurgia e, como seus olhos ficaram tão alegres quanto os meus com o encontro, ficamos conversando por horas sobre muitos assuntos. Eu acabara de sair de um relacionamento e ainda sofria muito apesar de já estar em terapia. Meses mais tarde participei de um grupo terapêutico montado por ela. Conheci meia duzia de pessoas muito interessantes, inclusive eu mesma, principalmente quando pequena! Me dei alta da terapia individual e fiquei só no grupo, chupando pirulito :-) Mas do tal grupo fica difícil dizer quem foi que 'me mostrei' umas coisas... Senti que seria bom investigar mais profundamente. Fiz a proposta. Ela pensou. Algumas semanas depois estávamos diante uma da outra sozinhas. Confesso que meu espírito científico não podia ter encontrado objeto de estudo mais interessante do que eu mesma, razão pela qual gosto de fazer psicoterapia. A cada semana uma descoberta: uma tristeza, uma alegria, uma agonia, felicidade, ansiedade, paixão, depressão, amor, nós, nóia, bóia ! Ela tem a habilidade de gargalhar comigo e avisar quando vai me tocar fundo... E o faz.. cataliza minhas transformações lenta, natural e construtivamente. Hoje acho que o processo psicoterapêutico não é para qualquer um, é preciso muita coragem para encarar os demônios interiores. Ainda guardo alguns dos meus a sete chaves na alma, por causa do medo de conhecê-los. Ela sabe disto... e me encoraja a cada sessão, porque sabe também que meu maior desejo é tirá-los de dentro de mim.
Uma mulher à frente no tempo, tanto quanto eu, é apaixonada por Freud e faz uso da tecnologia, embora já tenha deixado claro que prefere o ser humano às máquinas. Utiliza exemplos das minhas atitudes de quando trabalhávamos juntas, coisas que eu nem me lembrava mais, porém de suma importância no processo. Lê e responde as mensagens que a envio, me mostra como a sua vida pessoal, de casada, e de mãe de três filhas não é um bicho de sete cabeças como fantasio, embora tenha lá seus percalços. Me conta que faz as mesmas coisas que eu, e me sensibiliza profundamente com o 'aparentemente inocente' aos olhos alheios...
"Sabe?!?! tenho uma caixa enorme onde guardo recordações. Hoje, em meio à arrumação do meu armário resolvi abrí-la... Foi em alguns momentos, muito engraçado, em outros emocionante. Ri, chorei, brinquei, voltei no tempo... (...) Estou sozinha neste momento. ADORO o silêncio e a minha companhia, é claro!!!! (...) Por que as pessoas complicam tanto???? Por que não se deixam ser felizes???? Serem elas mesmas???? Seria tudo mais simples... Mas, enfim... Cada qual é cada qual. E vamos em frente. Beijos, ......."
Parece que quanto mais gosto dela, mais coragem ganho... Trata-se inclusive, de mais uma, dentre as inúmeras formas de amor. Inegável.

17 comentários:

Anônimo disse...

Não está mal, mas o primeiro paragráfo está um pouco azedo.

Andréa disse...

Claro... :-)))

Anônimo disse...

Andréa, faça-me um favor. Continue a encorajar a quem está a tentar mudar a realidade, porque tentar mudar a realidade é de gigante.

Anônimo disse...

Para mudar a realidade é necessário conhecê-la mas em profundidade.Leia isto, é importante.
http://www.espacoacademico.com.br/

Andréa disse...

Imagino que se cada um procurar mudar a sua própria realidade, em profundidade, o todo será naturalmente modificado... muito embora a leitura seja boa ;-)

Anônimo disse...

Cientificamente Freud e Jung já estão mais do que ultrapassados e já não são "utilizados" há muito em psicoterapias. Foram abandonados, porque não há base científica nas teorias que preconizam. Há muita subjectividade na interpretação das suas teorias (especulações/filosofias.
Vc é uma mulher esclarecida, procure porofissionais actualizados e sérios. A não ser que ..... não queira ver e isso por vezes acontece.... não querer ver, ou acreditar numa verdade que nos vendem de olhos vendados, porque nos fazem sentir bem.O próprio tratamento por hipnose já se sabe que é efémero, tem um tempo de vida útil curto. Não é definitivo. Pense em escolher profissionais sérios se continuar a recorrer a psicoterapias. Se quiser levar isto a sério....

Andréa disse...

Ora, oras... o que diriam meus amigos advogados sobre isto... Tens CRP para tamanha 'sugestão' à pretensa 'cegueira esclarecida' na qual supõe que me encontro ? Poupe-me !

Anônimo disse...

Foi com a melhor das intenções e nem nos passou pela cabeça a "cegueira esclarecida".A opinião dos seus amigos advogados não nos interessa.

Anônimo disse...

http://www.espacoacademico.com.br/005/05ray.htm
Psicanálise, psicoterapias, Freud e companhia(s) ......:))))

Andréa disse...

Puxa... Obrigada. A noção social do fenômeno foi interessante. Fico feliz por saber que apesar de ainda 'tropeçar' em alguns pontos, já superei mais de 50% dos listados !!!! O 'sortudo' ainda vai me encontrar, agora tenho certeza !

Anônimo disse...

Certamente que vai ser um sortudo.

Anônimo disse...

Temos que lhe recomendar antes uma tarológa, mãe de santo ou Iemanjá ..... e depois metê-lo uns bons anos em psicoterapias para ficar no ponto:))))) Aí sim, aí estará pronto ..... porque isto é dose!

Anônimo disse...

"Trata-se inclusive, de mais uma, dentre as inúmeras formas de amor. Inegável."
Esse trecho do seu escrito define bem a percepção dos caminhos do coração. Nossa capacidade de amar é muito grande, poderosa e eficiente: cabe à nós percebemos o tempo e a hora de a realizarmos.
Sua Luz aumenta cada vez mais, e a temporalidade de seus escritos é uma prova disso.

Anônimo disse...

Muito sábio!

Anônimo disse...

Obrigado e obrigada.Percebemos tudo.

Andréa disse...

Obrigada também :-)

Anônimo disse...

FIM